sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia 10 - Copacabana - Coroico - CARRETERA DE LA MUERTE

Que noite... Eu e Eduardo passamos mal, mas MUITO mal com o tal do Soroche. Enchemos o pandurão na noite anterior com o tal do Pico Macho e o sangue deve ter ido todo pro estômago pra processar aquela ignorância. Assim sendo, o ar, quejá não é muito, não deu conta de nos manter respirando adequadamente e ficamos tremendamente "sorochados". Fui dormir as 22h, e à meia-noite acordei rezando pra já ser de manhã. Senta na cama, levanta da cama, deita na cama, e o coração parecendo que ia sair pela boca. Olho pra cama ao lado, Edu dorme fazendo força pra respirar. Foi uma noite do corvo! Mas sobrevivemos...

Acordamos de madrugada (já que tava mesmo difícil de dormir) e decidimos que os passeios pelo lago Titicaca estavam abortados em função da chuvarada que tava caindo em Copacabana. Mas no fundo, o que mais pesou, eu acho, foi a perspectiva de antecipar a chegada a Coroico e poder dormir a 1.800m de altitude!!!!!!

Então, lá fomos nós pra Coroico. Isso incluía uma passagem por La Paz, o que a gente não tava exatamente feliz de fazer por causa do trânsito. Mas isso não era nada perto de problema maior que ainda ia pintar. Quando saímos de Copacabana tentamos abastecer as motos. E descobrimos a melhor: na Bolívia, os postos de gasolina são proibidos de vender gasolina pra turista!!!!!!!!! Não, não estou "sorochado" nem bebi demais na janta (hj nem bebemos...). É isso mesmo!!!!!! Se vc é turista e pretende abastecer seu carro ou motocicleta na Bolívia, prepare-se para looooooongas negociações e para pagar, quando conseguir, pelo menos 3 vezes o preço oficial! Indignação é pouco. A gente ficou puto da vida!!!!!!! Queria era vazar da porcaria da Bolívia o mais rápido possível! Mas não deixamos o emputecimento durar (ainda bem). Aliás, essa foi a mancha na nossa história com a Bolívia, é bom que se diga. O que ouvimos de advertência pra "tomar cuidado na Bolívia", "evitar a Bolívia", etc, etc, etc não está no gibi! De teimosos (e atraídos pela carreteera de la muerte), fomos em frente! E encontramos um país muito mais limpo e organizado do que o Peru (por onde passamos), pessoas amabilíssimas, estradas bastante razoáveis e nada que fosse motivo pra assustar. É a velha história... nego ouve o galo canter e não sabe onde, e sai repetindo o que escuta. Nós viemos e vimos o que rola. E é bacana (rústico, bem entendido...). Com exceção da maldita gasolina, o que joga por terra tooooooooda essa série de comentários elogiosos porque não consigo imaginar absurdo maior do que não vender gasolina pra turista.

Mas fomos em frente! Pegamos uma balsa uns 15 km pra frente de Copacabana e rodamos os 120 km até La Paz. Em La Paz, a mesma epopéia pra abastecer. Passamos num posto, a moça com aquela conversa mole, e aí não dava mais pra ir adiante. Paramos num cruzamento e fomos falar com o guardinha, que tava mais preocupado em ver as motos q qualquer outra coisa. Nisso, já estávamos procurando número do consulado brasileiro quando passa um motociclista numa Harley e pergunta: "tudo bem"? Gritei "não, não querem vender gasolina pra gente". Pensem num cara PUTO! O cara não acreditava. Ficou enlouquecido, começou a ligar pra um monte de gente, nos mandou esperar e em 5 minutos voltou com um policial na garupa. Seguimos o cara até o posto e com o devido sobrepreço e as ordens do policial, abastecemos. Esse é o tip ode coisa que marca a viagem... o cara passou do nada, nem sabemos o nome dele, mas viu tres motociclistas em dificuldade e não pensou duas vezes pra dar um jeito de ajudar. Isso é motociclismo!!!!!

Seguimos em frente ansiosíssimos pra chegar no Caminho dos Yungas. Não vou ficar discorrendo sobre a rota, tem bastante coisa na Internet a respeito, Mas basicamente é uma estrada de 65 km que sai de 4.000 m de altitude e chega em 1.500 num caminho de pedras, escavado na montanha, sempre a beira do precipício, em alguns momentos com não mais do que 4 m de largura... Hoje está desativado e só é utilizado por turistas, mas quando era a rota de ligação de La Paz com Coroico, morria gente adoidado, razão pela qual recebeu esse empolgante apelido.

Na saída de La Paz sobe-se um bocado, por bom asfalto, e começa a descida, ainda em asfalto. Pegamos chuva forte, com muita neblina. Alguns quilômetros à frente, a hora da verdade: ou seguíamos pela rota asfaltada (que sem graça...), ou  metíamos as motos pelas pedras molhadas à beira do precipício. Não preciso dizer o que decidimos. Daí pra frente, bobagem ficar falando. As fotos falarão por si. Posso afirmar apenas que foi a mais espetacular experiência em duas rodas que já vivenciei até hoje. De longe!!!!!!