terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dia 07 - Cusco

Primeiro dia de 2012 dedicado ao turismo em Cusco. Rodamos pelo centro, Plaza de Armas e fizemos o tour naqueles ônibus de 2 andares que permitem uma visão panorâmica (ainda que relativamente superficial) dos prinipais pontos turísticos da cidade. Para o tempo de que dispunhamos, caiu como uma luva.

Visitamos ruínas Incas que estão na cidade de Cusco (confesso minha ignorância, pois não sabia que elas existiam na cidade), passamos pela ruela por onde os espanhóis adentraram a cidade para sua domincação e reprisamos o fato (abominável) de que os conquistadores, além de saquearem, também destruíram todos os registros da cultura Inca, razão pela qual, quase tudo que se sabe hoje sobre seus avançados sistemas arquitetônicos, hidráulicos e construtivos decorre de deduções, e não de registros deixados à época.

Para terminar o dia, contamos com a supreendente receptividade do casal Cusquenho Michael e Malu (e de seu filho Sérgio), a quem conhecemos no reveillon na Plaza de Armas e que nos convidaram para um jantar em sua residência. O prato principal deveria ser o tal do Cui, e o Montanha estava apavorado com a perspectiva de comer o parente do porquinho da índia. Mas para felicidade dele, Michael e Malu não conseguiram encontrar Cui e o jantar consistiu em pizza. Mas não sem que eles tivessem a preocupação de preparar algo típico da região, e devoramos milho cozido (lembrando que o milho daqui tem grãos muito maiores que os que encontramos no Brasil) com queijo, uma combinação tão inusitada quanto saborosa. Michael e Malu, gracias por su cariño!!!!!! Esperamos poder retribuir em breve!!!!






Painel que conta a história dos Incas



El Cristo Blanco, presente dos Árabes



Um comentário:

Carla Crisitna disse...

As fotos ficaram show!!! Parabéns ao fotografo.