terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dia 08 - Machu Picchu

E finalmente chegamos lá. Saímos do hotel as 5h da manhã e por volta das 10:30 pusemos os pés no famoso complexo Inca. Constatações do dia, antes das fotos:
  • Impossível descrever o impacto de chegar a Machu Picchu, por mais fotos que já tenhamos visto. É verdadeiramente impressionantes, sob todos os aspectos. Imaginar que os Incas fizeram aquilo tudo, com tamanha sofisticação, há tanto tempo; a grandiosidade e majestosidade das construções encravadas na montanha; a energia do local (sim, é diferente, mesmo quem tem nível elevado de ceticismo sente). Enfim, é um lugar obrigatório. Não me recordo de ter sentido nada parecido em nenhum lugar por onde já passei.
  • É cansativo! Prepare-se. O trem é confortável (fomos de Vistadome), o serviço é de primeira. Anda-se demais lá em cima. E, lembrando, com menos oxigênio. Então, preparo prévio pra segurar a onda ajuda.
  • O guia é absolutamente indispensável. Sem o guia, chega-se a um lugar bonito e diferente. E é só! Com o guia compreende-se a função de cada coisa (e parece que nada está lá sem função...), se conhece mais da história dos Incas, a razão pela qual a cidade está encrustada naquela montanha, e não nas que estão ao redor, entra-se em contato com o cotidiano pressuposto dos moradores de lá, enfim, amplia-se sensivelmente a experiência.
  • Fuja dos grupos de italianos, principalmente nos ônibus e no trem!!!!! hehe... este comentário é uma brincadeira, é claro, mas é só pra criar um motivo pra contar que sentamos uma fila na frente de um grupo de 5 italianos e, acreditem, eles conseguiram falar por 3 horas de forma absolutamente initerrupta no trajeto de volta (dormir???? impossível!!!!!!). Se a viagem tivesse mais duas horas eu estaria apto a fazer até palestra em Italiano tamanho teria se tornado o meu domínio do idioma...
No mais, foi um dia especial! Amanhã, começamos o caminho de volta, rumo à Bolívia!!!!
















Este é o desenho em produção no caderninho na moça da foto anterior.








Nenhum comentário: