sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Pneus

Sair com a moto pra uma viagem longa sempre apresenta alguns dilemas. Um deles inevitavelmente se relaciona aos pneus. Sair com os pneus que já estão na moto a meia vida e trocá-los pelo caminho, se necessário, ou calça-la com pneus zerados pra evitar preocupação? Sempre sou favorável à segunda alternativa. Quem já ficou no interior de lugar nenhum correndo atrás de pneu sabe a razão dessa preferência...

Quando falamos de pneus de moto, sempre há um trade-off envolvido. Via de regra, as opções variam dos compostos moles com excelente grip e baixa durabilidade, até aqueles com compostos mais duros que diminuem a aderência, principalmente no molhado, mas aumentam a durabilidade.

Os pneus originais das BMW, em geral, são os Metzeler Tourance (embora isso não seja regra). Mas o seu preço na maioria das vezes é proibitivo. Assim, pelo custo x benefício, dessa vez, saio com dois Michelin Anakee 2. Segundo os reviews de revistas expecializadas que andei lendo, possuem um grip excelente e, supostamente, conseguem aliar durabilidade até 30% superior à média. Estou pagando pra ver, porque quando fui a Ushuaia saí com dois Anakee zerados (ainda não eram os "2"), e com exatos 10.000 km o traseiro abriu o bico. Tudo bem que rodei um bocado em rípio, o que reduz significativamente a durabilidade, mas 10k me pareceu muito pouco. Dessa vez, como não rodaremos tudo isso, ao menos em tese não corro o risco de ter que achar pneu no meio do nada.

Da mesma forma, compartilharei as impressões sobre os Anakee 2 pelo caminho.

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